O que as Relações Públicas podem fazer para aumentar suas Vendas

Para começar, o que são Relações Públicas? Segundo o Conrerp 1ª região “As Relações Públicas privilegiam a multidisciplinaridade, a visão holística da comunicação e o entendimento de que as organizações constituem-se de relacionamentos que demandam, sempre, aprimoramento e gestão. As relações com o público interno, imprensa, comunidade, governamentais, agências reguladoras, investidores, consumidores, são funções que a formação em Relações Públicas sempre privilegiou com vistas à tão desejada ‘cidadania corporativa’”. Neste sentido, o profissional de Relações Públicas coordena e desenvolve ações que, de um lado, aprimoram o relacionamento de determinada empresa com seus públicos e; de outro, permitem o planejamento e implementação de ações de comunicação de forma integrada e alinhadas aos objetivos estratégicos desta organização, tanto institucionais como mercadológicos.

E o que isso tem a ver com vendas? Muito, considerando como a empresa enxerga a atividade de vendas. Campanhas de apelo imediato, como promoções e descontos, trazem resultados rápidos de vendas, porém com curto efeito, exigindo novas ações com igual ou maior agressividade. No entanto, a perenidade das empresas depende de vendas contínuas, por meio da fidelização de seus clientes – cuja recompra está em muito baseada na satisfação com os produtos e serviços, além de uma boa reputação empresarial construída ao longo do tempo. As Relações Públicas prezam pela imagem de uma empresa e pela construção contínua de uma reputação positiva de sua marca, o que irá impactar positivamente para a sustentação de um ritmo constante de vendas, pois além da recompra, fomenta a indicação dos clientes em sua própria rede de relacionamento.

Com base nas atividades de Relações Públicas, as empresas alcançam integrar processos de comunicação, direcionando a comunicação de marketing, a institucional e a comunicação interna sob premissas únicas e unificadas, consolidando o posicionamento da empresa no mercado. A partir disso aprimoram sua Reputação Empresarial, monitorando a percepção de imagem dos públicos e atuando preventivamente sobre a Gestão de Crises, inclusive nas redes sociais, que é uma grande preocupação das empresas na atualidade. Afinal, nunca as empresas e instituições precisaram tanto dialogar com a sociedade. Nunca precisaram tanto se posicionar como agentes sociais. Nunca precisaram tanto ser assertivas e honestas sobre o que vendem, como vendem e para quem.

Estes são alguns exemplos práticos de como as Relações Públicas que podem produzir resultados positivos para suas vendas de forma sustentável. Empresas que se importam com mais do que as vendas da semana, precisam pensar nisso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s